Propôs-se, como missão inquietar e mobilizar as consciências das pessoas, divulgando valores partilhados pelos seus membros e a doutrina social da Igreja que os exprime.
Queremos ser vistos como uma referência moral na sociedade portuguesa, contribuindo através de uma atitude frontal de afirmação e esclarecimento, para fortalecer a sociedade civil, ajudando a difundir uma cultura de responsabilidade.
A mensagem central da ACEGE é direta: adotemos o princípio do amor ao próximo como critério de gestão empresarial. Parece absurdo, inaplicável, místico ou ridículo. Mas não é: significa tratar os outros como gostaríamos de ser tratados se estivéssemos no lugar deles.
Todos os líderes empresariais cristãos devem ponderar juntar-se na ACEGE. Por ser a única associação empresarial cristã, pelo seu compromisso com a Igreja Católica, por não haver cristianismo sem testemunho. A ACEGE nasceu em 1952, há 60 anos. Nela e com ela se escreve a história dos líderes empresariais cristãos desde o pós-guerra até hoje. É uma história de responsabilidade social em todas as circunstâncias. Atravessámos períodos dificílimos, como aquele que agora nos coloca esta desmedida exigência, mas a Esperança foi sempre superior à Realidade, transformando-a.