Dia Internacional das Cidades Educadoras
Todos os anos a 30 de novembro comemora-se o Dia Internacional das Cidades Educadoras. Saber mais
Nas margens do Rio Corgo, um dos afluentes do Douro, a cidade de Vila Real ergue-se a cerca de 450 metros de altitude, numa região que revela indícios de ter sido habitada desde o Paleolítico. Atualmente, Vila Real vive uma fase de crescente desenvolvimento, a nível industrial, comercial e dos serviços, com relevo para a saúde, o ensino, o turismo, etc, apresentando-se como local de eleição para o investimento externo. Esta iniciativa, promovida pela Associação Internacional das Cidades Educadoras e que estende o convite a mais de 500 municípios, reveste-se este ano de uma maior importância, assinalando os 30 anos desde a celebração do 1º Congresso Internacional da associação, que marcou o início do desafio de colocar a educação no centro das políticas urbanas. Vila Real integra a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras desde 2004, mantendo uma participação cooperante e ativa, aderindo às várias iniciativas desenvolvidas pela Rede e promovendo dentro do próprio território um planeamento virado para as pessoas, com o objetivo de tornar a cidade num espaço “amigável”, que proporcione aprendizagens, oportunidades, uma educação para uma cidadania democrática e global.
Atualmente, Vila Real vive uma fase de crescente desenvolvimento, a nível industrial, comercial e dos serviços, com relevo para a saúde, o ensino, o turismo, etc, apresentando-se como local de eleição para o investimento externo.
Esta iniciativa, promovida pela Associação Internacional das Cidades Educadoras e que estende o convite a mais de 500 municípios, reveste-se este ano de uma maior importância, assinalando os 30 anos desde a celebração do 1º Congresso Internacional da associação, que marcou o início do desafio de colocar a educação no centro das políticas urbanas. Vila Real integra a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras desde 2004, mantendo uma participação cooperante e ativa, aderindo às várias iniciativas desenvolvidas pela Rede e promovendo dentro do próprio território um planeamento virado para as pessoas, com o objetivo de tornar a cidade num espaço “amigável”, que proporcione aprendizagens, oportunidades, uma educação para uma cidadania democrática e global.
< Voltar ao Portfólio
Dezembro 18, 2020
Vídeo