Casa particular com sala preparada para refeições, utilização de produtos regionais, receituário regional, produtor de porco, enchidos, presuntos e faceiras, aves de capoeira, assente na sazonalidade.
“Neste Inverno, escolha Montalegre para degustar um dos pratos mais icónicos da gastronomia portuguesa. Falamos do afamado “Cozido Barrosão”, rico em textura e em aromas. Um “pecado” irresistível para os amantes do bem comer. Para quem duvida, deixamos o que pode ser encontrado neste manjar: Fumeiro Barrosão (chouriço de abóbora, salpicão, paio, chouriça, farinhota, sangueira, farinheira de mel, alheira e presunto), porco fumado (orelheira, pé de porco, faceira, peituga, ranhão, pernil, barriga e rabo), vitela barrosã (nispo, ilhada e língua), porco bísaro fresco (entrecosto, toucinho e entremeada), batata kennebec e couve tronchuda. A acompanhar, pão de centeio, mel de urze, licor do padre Fontes, castanhas e os vinhos Mont’Alegre e padre Fontes. Ainda a duvidar?”
A Casa de Padornelos, uma das primeiras Tabernas do Alto Tâmega, resume bem a sua essência. Situa-se no concelho de Montalegre, em Padornelos, a dois passos de uma das mais altas serras do País, a Serra do Larouco. O Sr. Ricardo é o Mestre dos Presuntos e quem os prova nunca mais os esquece. A D. Aldina é a rainha da cozinha e das suas mãos sai um dos cozidos mais cobiçados e autênticos do Barroso, verdadeiramente imperdível e como só aqui. Por ser uma casa particular, a reserva deve ser feita com uma semana de antecedência e no mínimo para 10 pessoas.
Anfitriões: Aldina Moura e Ricardo Moura
Capacidade: até 60 pessoas
Horário: Abre apenas sob reserva, sem exclusividade.
Reserva: Obrigatória, com uma semana de antecedência, para um mínimo de 10 pessoas.