A Lavradores de Feitoria, Vinhos de Quinta S.A. é um projeto único, criado em Setembro de 2000 e que resultou da união de 15 lavradores, proprietários de 18 quintas distribuídas pelos melhores terroirs do Douro, repartidas pelas três sub-regiões (Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior). Atualmente compõe a estrutura da empresa: 48 acionistas, dos quais 15 são produtores de uva, e 19 quintas. Juntos, somam uma área total de vinha superior a 600 hectares.
Estes produtores – com participações distintas no capital da empresa, sob uma só marca, uma só adega e uma só equipa de enologia – juntaram-se para partilhar recursos e criar sinergias de forma a conseguirem o que sozinhos não conseguiriam. Pela primeira vez no Douro, um grupo de convictos durienses associou saberes e experiências, inovação e tradição. Um esforço conjunto e solidário que marcou uma nova época para o Douro.
Partilha e associativismo, concertados de uma forma moderna, razoável e inteligente, são os valores subjacentes à Lavradores de Feitoria. O objetivo foi, desde o início, o de criar vinhos equilibrados, elegantes e com potencial de envelhecimento, tendo por base um compromisso declarado com a excelência e tradição do Douro.
Com 19 quintas espalhadas por todo o Douro, a Lavradores de Feitoria consegue obter a melhor matéria-prima, com uvas de todas as castas (mesmo as menos conhecidas), cepas de todas as idades, plantadas a múltiplas altitudes, com diferentes exposições, numa enorme heterogeneidade de solos.