Município de Miranda do Douro – Saber mais
O município é limitado a nordeste e sueste pela Espanha, a sudoeste pelo município de Mogadouro e a noroeste por Vimioso.
Nesta região, além do português, fala-se o mirandês, segunda língua oficial em Portugal e que se trata de uma variante local da antiga língua ásturo-leonesa, própria do antigo Reino de Leão. Capas de Honra Mirandesa A Capa de Honra é um ícone da identidade mirandesa, sendo feita de pura lã de ovelha (burel). Requer um trabalho minucioso por parte de quem a confeciona, devido à sua complexidade. Segundo os artesãos que ainda a fabricam, o seu preço pode ir além dos 600 euros. Atualmente, é apenas utilizada em cerimónias protocolares ou actos de importância relevante. A capa de honras mirandesa tem origem na região espanhola de Leão. A sua origem remontará aos séculos nove ou 10, portanto medieval, tendo origem na ‘capa de chiba’, que traduzido do espanhol para português quer dizer ‘capa de cabra’. Gastronomia A gastronomia mirandesa inclui como pratos ex-libris a posta à mirandesa, a vitela mirandesa, o cordeiro mirandês (raças DOP) e o porco com todos os seus derivados. Um dos produtos locais mais afamados é a tabafeia, um enchido fumado, de carne de aves e porco, pão regional de trigo, azeite, condimentado com sal, alho, colorau ou pimenta e salsa. Na doçaria tradicional destacam-se os roscos, os sodos, os dormidos e a deliciosa bola doce. Por último, é importante mencionar o bom vinho que se produz na região.
Nesta região, além do português, fala-se o mirandês, segunda língua oficial em Portugal e que se trata de uma variante local da antiga língua ásturo-leonesa, própria do antigo Reino de Leão. Capas de Honra Mirandesa A Capa de Honra é um ícone da identidade mirandesa, sendo feita de pura lã de ovelha (burel). Requer um trabalho minucioso por parte de quem a confeciona, devido à sua complexidade. Segundo os artesãos que ainda a fabricam, o seu preço pode ir além dos 600 euros. Atualmente, é apenas utilizada em cerimónias protocolares ou actos de importância relevante. A capa de honras mirandesa tem origem na região espanhola de Leão. A sua origem remontará aos séculos nove ou 10, portanto medieval, tendo origem na ‘capa de chiba’, que traduzido do espanhol para português quer dizer ‘capa de cabra’. Gastronomia A gastronomia mirandesa inclui como pratos ex-libris a posta à mirandesa, a vitela mirandesa, o cordeiro mirandês (raças DOP) e o porco com todos os seus derivados. Um dos produtos locais mais afamados é a tabafeia, um enchido fumado, de carne de aves e porco, pão regional de trigo, azeite, condimentado com sal, alho, colorau ou pimenta e salsa. Na doçaria tradicional destacam-se os roscos, os sodos, os dormidos e a deliciosa bola doce.
Por último, é importante mencionar o bom vinho que se produz na região.
< Voltar ao Portfólio
Setembro 24, 2020
Vídeo