O Forte de Nossa Senhora do Rosário, conhecido como Forte de São Francisco, localizado em Chaves, na Freguesia de Santa Maria Maior, no Concelho de Chaves, no Distrito de Vila Real, em Portugal.
O forte apresenta planta simples, sem formato estrelado, com quatro baluartes nos vértices, sem sistema Vauban. As muralhas, com espessura de um metro, incluem entre quatro a vinte metros de altura e são revestidas em granito. O acesso principal de carro é feito através de um portão no lado Oeste. Existem acessos secundários pelo lado Sul, através de uma ponte levadiça sobre o fosso, atualmente aterrados e pelo lado Oeste, todos conduzidos, através de túneis, para uma Praça de Armas. Entre as edificações no interior do forte monumento, se foi a antiga Capela de São Francisco, que abrigou por três séculos, até 1942, o túmulo de D. Afonso, o primeiro duque de Bragança, restaurado e bem preservado.
No início de 2019, o Hotel sofreu um grande conjunto de obras de remodelação e decoração, acrescentando modernidade e conforto sem perder todo o histórico do histórico.