Psicologia das cores aplicada no Marketing Digital

Psicologia das cores aplicada no marketing digital

Psicologia das cores aplicada no Marketing Digital

Psicologia das cores no Marketing Digital

No marketing, cada detalhe implícito no produto ou serviço impacta o consumidor de uma determinada forma – estimulando ou dificultando a compra.

 

O que é a psicologia das cores?

Ramo da Psicologia do Comportamento Humano que se concentra como o cérebro humano identifica e entende as cores de diferentes formas, influenciando as suas emoções, sentimentos e desejos.

 

Vermelho

O vermelho é uma das cores mais simbólicas do mercado, pode significar cor da paixão ou da fome.

Esta cor tende a estimular a ação, pois é uma cor quente que chama a atenção dos leitores.

Também é possível notar que é utilizada em sinalizações de urgência, uma vez que a cor é capaz de se destacar nos ambientes.

 

Roxo

O roxo ou violeta, historicamente conhecido como cor da realeza e nobreza, também pode ser associado a calma, respeito e sabedoria.

É uma cor capaz de estimular a imaginação e criatividade.

É muitas vezes utilizado como uma forma de fazer menção à espiritualidade.

Devida às sensações de nobreza, sabedoria, imaginação e criatividade, esta cor costuma ser usada em marcas de produtos de beleza e estabelecimentos que visam o bem-estar, como SPAs e clínicas de estética.

 

Laranja

Para quem busca por cores vibrantes em campanhas e anúncios, o laranja é a escolha perfeita.

Trata-se ed uma cor enérgica, que desperta o ânimo do utilizador, além de estimular a criatividade e auxiliar na atração de consumidores.

Sendo uma cor derivada do vermelho, o laranja tem características muito alegres e estimulantes, acabando por despertar o desejo de ação do usuário.

Em relação ao vermelho, o laranja acaba por ter a vantagem de ser mais agradável aos olhos, menos agressivo.

 

Amarelo

Possui característica de estimulante de apetite – podemos observar que, junto ao vermelho das marcas do MC Donalds e Burguer King, o amarelo tem destaque. No entanto, se usado separadamente, a cor pode transmitir ideia de otimismo.

Geralmente é usado para sinalizar situações onde é preciso ter cuidado e atenção. Em muitos casos, ajuda na concentração, além de estimular o intelectual e sugerir animação.

Em sites e apresentações, esta cor tem o poder de passar uma sensação de transparências nas negociações com os clientes.

De modo geral, podemos observar esta cor em marcas que querem retratar acessibilidade e espírito jovem.

 

Verde

O verde tem grande referência quando o assunto é natureza e meio ambientes. Também é capaz de trazer sensações de equilíbrio, harmonia, saúde e frescura ao ambiente.

Geralmente é utilizado em lojas, hospitais e centros de saúde para passar sensação de relaxamento e calma aos visitantes e pacientes.

Os produtos de higiene tendem a utilizar esta cor como referência de frescura para os clientes. Locais que precisam transparecer tranquilidade também optam pelo verde, por ser uma cor bem equilibrada.

Para o mundo corporativo, o verde é capaz de trazer a sensação de coerência, sendo interessante em alguns momentos de negociação e relacionamento com o cliente.

 

Azul

O azul claro, assim como o verde, traz a sensação de higiene e frescura para o espectador. É uma cor capaz de estimular a criatividade e transmitir a sensação de sucesso e conquista.

Já o azul escuro é mais comum em momentos corporativos, onde a sensação de poder e confiança são reforçadas pelas sobriedade da cor.

Geralmente o azul é usado em meios corporativos por ser uma cor mais sóbria – dando a sensação de não invasivo.

Muitas pesquisas realizadas afirmam, inclusive, que a cor é capaz de reforçar confiança na marca. De modo geral, a cor é associada a paz, é capaz de reduzir o apetite e estimular o pensamento criativo.

 

Rosa

O rosa, assim como o azul, é dividido entre tons mais suaves e mais fortes. O rosa suave tende a indicar delicadeza. Característico do universo feminino, também simboliza inocência, romantismo e proteção.

Já os tons mais intensos estão diretamente relacionados à modernidade e são comumente utilizados para despertar a atenção do público.

Ambos os tons podem ser encontrados em marcas femininas e infantis.

A cor transmite a sensação de inovação e diferenciação, despertando o desejo e a atenção do público por conhecer algo novo e diferenciado.

 

< Voltar aos artigos

Brand22

Brand22

Somos uma agência criativa, situada no centro de Vila Real, e a nossa missão é ajudar o seu negócio a conquistar o mundo digital. Transformamos sonhos em oportunidades, desafios em conquistas. Devotos e motivados para aprender todos os dias, acreditamos que somos a escolha certa para o levar para o outro nível. Faça crescer o seu negócio connosco.

Sem comentários

Sorry, the comment form is closed at this time.

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda ?
Olá!
Podemos ajudá-lo?